4. Considere um pêndulo balançando de um lado para o outro por uma corda. Use uma análise de diagrama de movimento e redija uma explicação para responder a cada uma das seguintes questões.

a . No ponto mais baixo do movimento, a velocidade é nula ou não nula? A aceleração é nula ou não-nula? Se estes vetores não são nulos, para onde eles apontam?

b .   No fim do arco que o pêndulo descreve, quando ele se encontra no ponto mais alto de um lado ou do outro, a velocidade é nula ou não-nula? E quanto à aceleração? Se estes vetores não são nulos, para onde eles apontam?

Passo 1

( a )

Iremos traçar os vetores para v e para a nesse ponto.

Lembre-se de um movimento circular, podemos decompor em componentes x   e   y , e traçar um resultante, sempre observando o que aumenta e o que diminui, e como isso interfere no resultante. Lembre-se também que cada item tem seu comportamento (posição, velocidade, aceleração.)

Você também pode observar o s vetores de forma animada nesse simulador do link a seguir (é gratuito ), só observe que no simulador há um movimento circular completo. A depender do que esteja observando vc deve se adaptar.

https://bit.ly/2JTMbRa

Para v

Na volta o vetor v   é em sentido oposto

Para a

Desse modo, a velocidade no ponto mais baixo não é zero. O vetor de velocidade neste ponto é tangente ao círculo. Temos também que a aceleração não é zero e o vetor de aceleração aponta para o centro do círculo.

Passo 2

( b )

Mas uma vez iremos traçar os vetores para v e para a nesse ponto.

Para v

Para a

O final do arco é como o ponto mais alto de uma bola lançada para cima. A velocidade é zero no instante em que o pendulo atinge a máxima de sua trajetória. Nesse momento o vetor para de apontar para fora de modo tangencial(em anti-horario) , para em seguida apontar para “dentro” de modo tangencial(em horário).

No entanto, a aceleração não é zero neste momento. A velocidade está mudando no ponto final, e isso requer uma aceleração. Até por que para haver mudança de direção, é necessário haver aceleração.

Resposta

a .

Velocidade é não-nula. Aceleração é não-nula. v tangencial ao movimento e a aponta para o centro.

b .  

Velocidade é nula. Aceleração é não-nula. Aceleração aponta para o centro.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em um dia sem vento, um piloto faz uma demonstração com um antigo avião da Primeira Guerra, indo de Dubuque, Iowa, Para Chicago, Illinois. Desafortunadamente, ele não se dá conta de que a velha agulha
22. A FIGURA EX4.22 mostra o gráfico velocidade angular versus tempo para uma partícula movendo-se em um círculo, partindo de θ 0 = 0r a d em t = 0s . Desenhe o gráfico posição angular versus tempo. I
24. O raio da Terra é de aproximadamente 6.400k m . Kampala, capital de Uganda, e Cingapura situam-se ambas quase no equador. A distância entre as cidades é de aproximadamente 8.000k m . a . Em relaçã
20. A FIGURA EX4.20 mostra o gráfico posição angular versus tempo para uma partícula que se move em um círculo. a . Redija uma descrição do movimento da partícula. b . Desenhe o gráfico velocidade ang
23. Um antiquado disco compacto de vinil gira sobre o prato do aparelho a 45r p m . Quais são ( a ) a velocidade angular em r a d / s e ( b ) o período do movimento?