Enunciado

Capacitância de um osciloscópio. Os osciloscópios possuem placas metálicas paralelas no seu interior, para desviar o feixe de elétrons. Essas placas são designadas placas refletoras. Geralmente, têm o formato quadrado, com 3,0 cm de lado, e estão separadas por uma distância de 5,0 mm, com vácuo entre elas. Qual é a capacitância dessas placas defletoras e, portanto, do osciloscópio? (Nota: Ocasionalmente, essa capacitância pode exercer um efeito sobre o circuito que está sendo estudado e deve ser levado em consideração nos cálculos).

Passo 1

A capacitância é dada pela expressão abaixo quando há ar entre as placas:

C = ϵ o A d

Sendo a aŕea:

A = 3 ⋅ 10 - 2 2 = 9 ⋅ 10 - 4 m 2

Passo 2

A capacitância então será:

C = 8,86 ⋅ 10 - 12 ⋅ 9 ⋅ 10 - 4 5 ⋅ 10 - 3

C = 1,59 ⋅ 10 - 12   F

Resposta

C = 1,59 ⋅ 10 - 12   F

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na Figura 17.14, a chave comutadora está inicialmente na posição a . Calcule a carga Q 1 no capacitor de capacitância C 1 , após a chave ser comutada para a posição b e cessarem as correntes.
Calcule a variação da força sobre o bloco metálico da Figura 17.16 com a coordenada x , sabendo-se que o capacitor está ligado a uma bateria que mantém uma voltagem fixa E entre as placas.
Calcule a variação da força sobre o bloco metálico da Figura 17.16 com a coordenada x , sabendo-se que o capacitor tem uma carga fixa Q .
A Figura 17.11 mostra um corte em um capacitor cilíndrico carregado com carga Q . Os raios dos cilindros interno e externa são a e b , respectivamente. O cilindro interno, de massa m , pode deslizar s
No sistema de capacitores em série visto na Figura 17.12, o bloco do centro pode ser deslocado na vertical. Mostre que a capacitância equivalente C do sistema independe da posição daquele bloco e calc