Um certo galvanômetro possui resistência de 65   Ω e indica uma deflexão até o fundo da escala quando passa uma corrente de 1,50   m A em sua bobina. Ele deve ser substituído por um segundo galvanômetro, que possui resistência de 38   Ω e que indica uma deflexão até o fundo da escala quando passa uma corrente de 3,60   μ A em sua bobina. Projete um circuito incorporando o segundo galvanômetro, de tal modo que a resistência equivalente do circuito seja igual à resistência do primeiro galvanômetro; e que a deflexão até o fundo da escala do segundo galvanômetro ocorra quando a corrente que passa no circuito for igual à corrente que produz deflexão até o fundo da escala do primeiro galvanômetro.

Passo 1

Adicionando resistores em série e em pararelo com o segundo galvanômetro, então a resistência equivalente é 65   Ω e então a corrente de 1,50   m A no dispotivivo a corrente pelo galvanômetro é 3.60   μ A .

Passo 2

Para o segundo galvanômetro nos dar a mesma escala de deflexão para ter a mesma resistência como a primeira, vamos precisar de duas adicionais resistências como mostrado na figura abaixo!

Para 3.60   μ A passando por R a corrente por R 1 = 91.4   m Ω . E para resistência total 65   Ω :

Passo 3

Adicionando R 1 em pararelo diminui a resistência equivalente, então R 2 deve ser adicionado em série para aumentar a resistência equivalente 65 Ω .

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados