Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 9.1 - Ex. 83
Um cilindro homogêneo de tem um raio de e está rolando sem deslizar, sobre um piso horizontal, com uma rapidez de . Qual foi a mínima quantidade de trabalho necessária para lhe imprimir esteve movimento?
Passo 1
Oláaaa, querido!
O cilindro rola sem deslizar, ele quer saber o trabalho necessário para colocar ele nesse movimento.
Se liga! Todo trabalho que for dado pro cilindro vai ser utilizado para dar energia cinética para ele, e como ele gira e se move horizontalmente também, essa energia cinética se divide em energia cinética translacional (responsável pelo movimento horizontal) e rotacional (responsável pela rotação).
Então, pela conservação de energia:
Então, vamos conservar a energia e achar !
Passo 2
Vamos calcular cada uma dessas parcelas da energia. A energia responsável pelo movimento horizontal é a energia cinética de translação, que tem essa fórmulinha:
Onde é a rapidez do centro de massa do cilindro, com que o cilindro se move pelo piso. Já a de rotação tem essa fórmulinha:
Mas lembra que é o momento de inércia do cilindro em relação ao seu centro (eixo de rotação) e vale . E como não há deslizamento, a gente pode escrever a rapidez angular usando essa expressão:
Substituindo as nossas expressões de e em :
Passo 3
A conservação de energia fica:
Substituindo valores numéricos: