Na figura abaixo uma bola maciça rola suavemente a partir do repouso (começando na altura ) até deixar a parte horizontal no fim da pista, a uma altura . A que distância horizontal do ponto a bola toca o chão?
Passo 1
Olá pessoal, tudo bem? Vamos praticar o cálculo de energia rotacional?
Para calcular o alcance da bola, precisamos determinar a velocidade inicial. Quanto maior a velocidade inicial, mais longe ela irá.
Bom, vamos começar pelo princípio de conservação de energia. No ponto de altura só há energia potencial gravitacional. No ponto de altura há energia potencial gravitacional, mas também a energia cinética de rotação e de translação.
Como não há dissipação de energia, nesses dois pontos, a soma delas tem que ser a mesma:
Como não há deslizamento: . E o momento de inércia de uma bola maciça é . Substituindo isso ali em cima na equação da conservação da energia temos:
Agora vamos susbstituir os valores:
Passo 2
Pelo desenho podemos ver que a bola sai da encosta apenas com velocidade horizontal. Então a velocidade que acabamos de determinar é . Considerando e que a posição vertical inicial é e a final é , podemos calcular o tempo de queda pela equação horária da posição no movimento de queda livre:
Passo 3
Agora podemos determinar qual foi o alcance da bola, pois o tempo de queda no movimento vertical é o mesmo tempo do deslocamente horizontal: é a mesma bola gente!
E lembrando que na horizontal o movimento é MRU! Então:
Show!
Bora treinar mais?