No cilindro junto com a massa do Exemplo 9.9 (Seção 9.4), suponha que a massa m que cai seja feita de borracha, de modo que nenhuma energia mecânica é perdida quando a massa atinge o solo. a) Supondo que o cilindro não estivesse girando inicialmente e a massa m
fosse libertada do repouso a uma altura h acima do solo, até que altura essa massa atingiria quando ela retornasse verticalmente para cima depois de colidir com o solo? b) Explique, em termos de energia, por que a resposta da parte (a) é menor do que h.
Passo 1
Tome o solo como ponto de referência. A energia mecânica inicial do bloco será a energia mecânica imediatamente antes do ressalto.
Suponha que v seja a velocidade imediatamente antes do rebote. Suponha que o raio da polia seja R. O momento de inércia da polia será
Passo 2
Como não há perda de energia mecânica, use a conservação de energia novamente. A energia mecânica imediatamente antes do ressalto e a energia após o ressalto serão as mesmas. Toda a energia cinética está mudando em energia potencial.
Passo 3
Parte da energia potencial é perdida devido ao fato de que a polia precisa de energia para girar. Portanto, a massa do bloco rebote em menos de h altura.