Em um dia sem vento, um piloto faz uma demonstração com um antigo avião da Primeira Guerra, indo de Dubuque, Iowa, Para Chicago, Illinois. Desafortunadamente, ele não se dá conta de que a velha agulha magnética do aparelho está com um sério problema e o que ela registra como o “norte” é na realidade, 16,5° a leste do verdadeiro norte. Em dado momento de seu vôo, o aeroporto de Chicago notifica-o de que ele está 150 km a oeste do aeroporto. Ele aponta, então, para o leste, de acordo com a bússola do avião, e voa 45 minutos a 150 km/h, chegando ao ponto em que ele espera enxergar o aeroporto e começar a descida. Qual é a real distância até Chicago e qual deve ser agora a orientação do piloto para voar diretamente para Chicago?
Passo 1
Opa galera, vamos lá resolver esse problema. A grande sacada desse problema é interpretar as informações que nos foram dadas de forma clara. Pra isso trouxe essa figura para nos auxiliar.
O problema diz que a bússola está com problemas e por isso ele voa com uma defasagem de a sul do leste como mostrado na figura. Então queremos a real distância entre o ponto em que o piloto vai estar que é o ponto P e o aeroporto de chicago que é o ponto C. Essa distância é dada por .
Para encontrarmos estas componentes precisamos saber o ângulo .
Passo 2
Como o problema trata de movimento relativo temos que:
O vetor pode ser descrito por:
Então:
O vetor é dado por:
Passo 3
Agora é só substituir os valores e correr pro abraço.