Continuação dos Problemas 8 e 37. Outra explicação é que as pedras se movem apenas quando a água que cai na região durante uma tempestade congela, formando uma fina camada de gelo. As pedras ficam presas no gelo. Quando o vento sopra, o gelo e as pedras são arrastados e as pedras deixam as trilhas. O módulo da força de arrasto do ar sobre esta "vela de gelo" é dado por , onde é o coeficiente de arrasto (), é a massa específica do ar (), é a área horizontal da camada de gelo e a velocidade do vento. Suponha o seguinte: a camada de gelo mede por por e tem um coeficiente de atrito cinético com o solo e uma massa específica de . Suponha ainda que pedras iguais às do Problema 8 estão presas no gelo. Qual é a velocidade do vento necessária para manter o movimento da camada de gelo ( a) nas proximidades da camada e (b) a uma altura de ? (c) Esses valores são razoáveis para ventos fortes durante uma tempestade?
Passo 1
Então galera , para acharmos a massa total da camada de gelo , devemos multiplicar seu volume pela sua densidade volumétrica :
Somando a esse valor a massa de cem pedras (com cada uma), obtemos .
Fazendo (a força de arrasto), podemos usar as relações que já conhecemos para calcular a velocidade do vento em relação ao solo.
Passo 2
Bom pessoal, neste caso devemos simplesmente multiplicar por o resultado do item anterior, obtendo assim uma velocidade de .
Passo 3
Sim, é razoável. O vento de um furacão da categoria 5 (a maior de todas) é da ordem de .
De boa galera??? Bora resolver mais questões então
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)