Um cubo possui arestas com comprimento e é colocado com um dos vértices na origem, como indica a Figura . O campo elétrico não é uniforme, porém é dado por , onde e são constantes positivas. Determine o fluxo elétrico através de cada uma das seis faces do cubo , , e . Calcule o fluxo elétrico total no interior do cubo.
Passo 1
Eq. (22.3) para calcular o fluxo. Identifique a direção do vetor unitário normal para cada
superfície.
- Adicione o fluxo através de cada uma das seis faces:
Agora, podemos encontrar o valor do fluxo em cada lado do cubo. Então, devemos calcular de acordo com os vetores que tem os vetores para o mesmom sentido:
Face
Face
Face
Face
Face
Face
Passo 3
O fluxo elétrico total por todos os lados é zero
Resposta
Vide a explicação
Exercícios de Livros Relacionados
A Terra está negativamente carregada em relação à alta atmosfera, de forma que na proximidade do solo existe um campo elétrico médio de 100N / C , apontando para baixo. Qual é a carga total da Terra?
A Figura 15.18 mostra dois planos infinitos paralelos, contendo densidades uniformes de carga de mesmo módulo σ e sinais contrários.a) Calcule o campo criado pelo sistema.b) Esboce as linhas de força
A Figura 15.20 mostra um balde e uma partícula com carga q situada no plano da sua face aberta. Calcule o fluxo do campo elétrico na superfície do balde.
O fluxo do campo gravitacional é definido de forma análoga à do campo elétrico, Φ g = ∫ g → ⋅ d A → Mostre que Φ g = - 4 π G m , onde m é a massa contida dentro da superfície.
O campo elétrico em uma dada região do espaço tem o valor uniforme E → . Mostre que não há nenhuma carga elétrica nessa região.