Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 19.1 - Ex. 73
- Qual destes dois processos, desperdiça a maior quantidade de trabalho? (1) Um bloco que se move com 0,50 J de energia cinética sendo levado ao repouso pelo atrito cinético, quando a temperatura do ambiente é de 300 K, ou (2) um reservatório a 400K liberando 1,00 kJ de calor para um reservatório em 300 K? Explique sua escolha. Dica: Quanto 1,00 kJ de calor seria convertido em trabalho por um processo cíclico ideal?
- Qual é a variação da entropia do universo para cada processo?
Passo 1
PS: Essa questão provavelmente teve um erro na digitação do seu enunciado. O valor para a energia cinética inicial do bloco no livro é de , no entanto, na resolução do solucionário do livro é usado o valor de .Aqui, vamos resolver para o valor que é dado no enunciado e por isso vai dar um valor diferente do solucionário oficial do livro, beleza?
Passo 2
Bom, na situação (1) e energia cinética do bloco o desloca por uma distância, ou seja, temos um trabalho sendo realizado aqui. O atrito vai fornecer uma força oposta ao deslocamento que vai pará-lo, ou seja, sua energia cinética é zero.
Então, o bloco perdeu toda energia, .
Para a situação (2) teremos um trabalho sendo realizado por uma máquina funcionando entre estas duas temperaturas. Então vamos relacioná-lo da seguinte maneira:
Já sabemos que o calor que será convertido em trabalho é:
Não temos a eficiência, mas sabemos como calcular, certo? Para uma máquina de Carnot podemos usar:
Substituindo:
Substituindo na primeira equação:
Neste processo, a máquina está realizando um trabalho de 250 J com o calor que recebe. Mas quanto ele desperdiça? Se ele recebe 1000 J e só usa 250 J, ele desperdiça 750 J.
Concluímos que o processo 2 desperdiça mais trabalho!
Passo 3
Na letra b queremos a variação da entropia, ou seja:
Para o processo (1):
Para o processo (2), a variação da entropia será a soma da variação da entropia no reservatório quente mais a variação da entropia do reservatório frio:
Já sabemos como calcular cada uma, mas não se esqueçam, o calor é removido do reservatório quente e liberado no frio:
Substituindo: