Um avião de carga perdeu um pacote em vôo porque alguém esqueceu de fechar as portas traseiras do compartimento de carga. Você é membro da equipe de especialistas em segurança encarregada de analisar o que ocorreu. A partir da decolagem, ganhando altitude, o avião viajou em linha reta à rapidez constante de 275 mi/h a um ângulo de 37° acima da horizontal. Durante a subida, o pacote escorregou para fora da rampa traseira. Você encontrou o pacote em um campo a uma distância de 7,5 km do ponto da decolagem. Para completar a investigação, você precisa saber exatamente quanto tempo depois da decolagem o pacote abandonou a rampa. (Considere desprezível a rapidez de escorregamento na rampa.) Calcule quando o pacote caiu da rampa traseira. (Ignore a resistência do ar.)
Passo 1
Opa galera, vamos lá resolver esse problema. A primeira coisa a se fazer é tentar visualizar a situação e colocar no papel. Trouxe essa figura aqui que descreve o que aconteceu.
O problema diz que o avião estava decolando e em certo momento da decolagem a carga foi perdida. E o problema é justamente saber quando a carga foi perdida. Na figura esse tempo é representado por , então esta é a informação que queremos.
Bom, analisando a figura fica mais fácil de interpretar a situação toda. O avião faz a decolagem em linha reta com uma angulação de acima da horizontal e no momento o pacote é perdido. O pacote então fica sujeito a um movimento parabólico como descrito na figura até o chão. Este ponto no chão está a de distância do ponto de decolagem.
Com essas informações podemos traçar uma estratégia. Vamos expressar as coordenadas em x e y para o ponto de caída.
Para o movimento parabólico temos que:
Podemos então organizar as equações da seguinte forma:
Passo 2
Agora que já temos nossas equações dos movimentos vamos organizar nossas variáveis. Temos que:
Bom agora vamos substituir nosso valores. Mas antes temos que expressar nossa velocidade em m/s.
Então:
Passo 3
Analisando nossas condições temos que e . Agora é só substituir os valores e correr pro abraço.
Resolvendo, temos que:
Resolvendo a equação encontramos . Como 110s nos confere uma distância muito longa: