Um disco uniformemente carregado, como aquele indicado na figura 21.26, possui raio de e carga igual a . (a) Obtenha o campo elétrico (módulo, direção e sentido) sobre o eixo para . (b) Mostre para que , a equação (21.11) se transforma em , em que pe a carga total sobre o disco. (c) Verifique se o módulo do campo elétrico que você encontrou no item (a) é maior ou menor do que o campo elétrico a de distância de uma carga puntiforme que possui a mesma carga que a carga total existente no disco. Com base na aproximação usada para deduzir para a carga puntiforme a partir da equação (21.11), explique a razão desse comportamento. (d) Calcule a diferença porcentual entre o campo elétrico produzido pelo disco e o campo elétrico produzido por uma carga puntiforme com a mesma carga para e para .
Passo 1
WOOOOW! Isso é o que a gente chama de enunciado gigante, mas relaxa... passo a passo tudo se resolve! Primeiro vamos aplicar a equação 21.11. Temos que:
Passo 2
Agora vamos executar o que a gente planejou ali em cima! Temos que para o item (a),
Passo 3
Agora no item (b), para ,
Temos então que, (c) O campo elétrico de (a) é menor que da carga pontual (0.9 N/C) como o primeiro termo de correção para a carga pontual, resultado é negativo.
Passo 4
(d)Para , a diferença porcentual é de,
Para ,
Então a diferença portentual é de: