Dois blocos de massas e estão ligados por um fio e deslizam para baixo de um plano inclinado (Figura ). O coeficiente de atrito cinético entre o bloco de e o plano é igual a ; e o coeficiente entre o bloco de e o plano é igual a 0,35.
a) Qual é a aceleração de cada bloco?
b) Qual é a tensão na corda?
c) O que ocorreria se as posições dos blocos fossem invertidas, isto é, se o bloco de estivesse acima do bloco de ?
Passo 1
Opa, bora resolver esse problema! Temos a seguinte situação:
O enunciado também fala nos dá os coeficientes de atrito cinético:
A letra (a) nos pergunta a aceleração de cada broco!
Vamos entender o que está havendo. Temos que o bloco maior (maior massa) tem um atrito maior com a rampa, em relação ao atrito que o bloco menor (menor massa) tem com a rampa.
Daí podemos considerar que o bloco maior não vai deslizar mais rápido. Mas a aceleração de cada bloco vai ser igual, com o bloco menor puxando o bloco maior. E podemos considerar que o cabo entre eles está tracionado e os blocos se movem juntos. Assim, eles formam um sistema de aceleração única.
Para a gente achar essa aceleração, podemos aplicar a segunda lei de newton no sistema todo. Vamos avaliar quais forças estão externas a esse sistema:
Temos a força peso de cada bloco (vertical para baixo), as forças normais (perpendiculares a superfície de contato) e as forças de atrito na direção contrária ao movimento. Sendo que as forças de atrito são dadas por
Passo 2
Vamos então aplicar a segunda lei de newton ao eixo da figura, onde temos a nossa aceleração. Lembrando que aqui vamos olhar para o sistema constituído dos dois blocos
Temos que
Essa massa total é a massa dos dois blocos juntas . Aí substituindo as forças
Substituindo nossos dados:
Sabendo que
Agora é só substituir tudo para descobrir o valor da aceleração:
Passo 3
b) A corda está tensionada. Nosso DCL de cada bloco fica:
Agora isolando um dos blocos podemos determinar a tensão na corda. Vou escolher o bloco de cima. Poderia ser o outro, encontraria o mesmo valor! Como exercício eu recomendo você tentar =)
Aplicando a segunda lei para o bloco de :
Passo 4
c) Temos que o bloco menor tem menor coeficiente de atrito e menor massa, então a força de atrito sobre ele é menor. E o bloco maior tem maior força de atrito.
Se as posições dos blocos fossem invertidas o bloco com menor atrito estaria acima e o com maior atrito estaria abaixo. Isso nos faz pensar que o bloco maior ia deslizar menos que o bloco menor, ou nem iria deslizar. Enquanto o bloco menor ia deslizar mais.
Com isso, a corda ficaria com folga, pois o bloco maior se moveria com uma aceleração menor. O bloco de iria colidir com o bloco de .
Resposta
corda ficaria com folga, e haveria colisão entre blocos