Enunciado

Dois carros, A e B, movem-se no eixo O x . O gráfico da Figura 2.39 mostra as posições de A e B em função do tempo.

a) Faça um diagrama do movimento (como o da Figura 2.13b ou o da Figura 2.14 mostrando a posição, a velocidade e a aceleração do carro para t = 0 , t = 1 s e t = 3 s .

b) Para que tempo(s), caso exista algum, A e B possuem a mesma posição?

c) Faça um gráfico da velocidade versus tempo para A e B.

d) Para que tempo(s), caso exista algum, A e B possuem a mesma velocidade?

e) Para que tempo(s), caso exista algum, o carro B ultrapassa o carro A?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? O enunciado nos dá um gráfico da posição em função do tempo de dois carros que saem de pontos diferentes:

O que a gente tem que fazer aqui é analisar esse gráfico pra responder diversos itens sobre velocidade, aceleração e posição desses carros! Bora lá!

Passo 2

  1. Vamos começar fazendo um diagrama do movimento mostrando a posição, a velocidade e a aceleração do carro para t = 0 , t = 1 s e t = 3 s !
  2. Vamos lembrar uma coisinha aqui, a velocidade é a derivada da posição em função do tempo. Na prática quando olhamos o gráfico temos que o coeficiente angular da curva em um determinado ponto é a velocidade instantânea desse carro!

    O carro a descreve uma curva enquanto o carro b descreve uma reta. Retas tem coeficiente angular constante, então a velocidade do carro b é constante e portanto sua aceleração é sempre zero.

    Já o carro A tem um movimento acelerado, então temos que prestar atenção com mais cuidado nas variações de velocidade!

    No diagrama abaixo, como o carro A tem aceleração então o seu vetor velocidade muda de tamanho ao londo do tempo (em azul). Já o carro B segue em velocidade constante, ou seja, sua aceleração é zero e seus vetores tem o mesmo tamanho (em laranja).

    As bolinhas representam a posição de cada carro nos diferentes tempos. Por exemplo, o carro A esta inicialmente a frente do carro b , mas dentro do primeiro segundo a reta do carro b é horizontal. Ou seja, a posição não esta mudando então ele esta parado.

    Passo 3

  3. Os dois carros têm a mesma posição quando eles se cruzam no gráfico. Isso ocorre, aproximadamente em t = 1   s e t = 3   s .
  4. Passo 4

  5. Agora vamos fazer um gráfico da velocidade!
  6. Para B já vimos que a aceleração é zero, ou seja o gráfico será uma constante (em laranja).

    Para A, já temos uma aceleração, a > 0 , ou seja, temos uma reta com inclinação positiva (em azul).

    Passo 5

  7. Para responder a letra d, vamos olhar para o gráfico da velocidade pelo tempo. Os carros têm a mesma velocidade quando as duas retas se cruzam, e isso ocorre, aproximadamente em t = 2 s .
  8. Passo 6

  9. O carro A passa o carro B quando x A move-se acima de x B .
  10. Isso ocorre no momento t = 3 s .

    Passo 7

  11. O carro B passa o carro A quando x B move-se acima de x A .

Isso ocorre no momento t = 1 s .

Resposta

  1. t = 1 s e t = 3 s
  2. t = 2 s
  3. t = 3 s
  4. t = 1 s .
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que uma nave espacial se move com uma aceleração constante de 9,8m / s 2 , o que dá aos tripulantes a ilusão de uma gravidade normal durante o voo. (a) Se a nave parte do repouso, quanto tempo
A Fig. 2 - 26 mostra o movimento de uma partícula que se move ao longo do eixo x com aceleração constante. A escala vertical do gráfico é definida porx s = 6,0m . Quais são (a) o módulo e (b) o sentid
Um veículo elétrico parte do repouso e acelera em linha reta a uma taxa de 2,0m / s 2 até atingir a velocidade de 20m / s . Em seguida, o veículo desacelera a uma taxa constante de 1,0m / s 2 até para
Um certo elevador percorre uma distância de 190m e atinge uma velocidade máxima de 305m / m i n . O elevador acelera a partir do repouso e desacelera de volta ao repouso a uma taxa de 1,22m / s 2 (a)
Um elétron com velocidade inicial v 0 = 1,50 × 10 5m / s penetra em uma região de comprimento L=1,00c m , onde é eletricamente acelerado (Figura 2 - 23 ), e sai dessa região com v = 5,70 × 10 6m / s .