Dois fótons com energias iguais colidem frontalmente e se aniquilam produzindo um par μ +   μ - . A massa do múon é dada em termos da massa do elétron indicada na seção 44.1 .

  1. Calcule o comprimento de onda máximo do fóton para que isso ocorra. Se os fótons possuem esse comprimento de onda, descreva o movimento do μ + e do μ - imediatamente depois de eles serem produzidos.
  2. O que ocorre quando esses fótons possuem um comprimento de onda menor do que esse valor máximo, porém ainda se aniquilam produzindo um par μ +   μ - ?

Passo 1

Olá, tudo bem?

A massa do múon é dada em função da massa do elétron e vale m μ = 207 m e . A energia de repouso de um elétron é 0,511 M e V , então a energia de repouso de cada partícula formada é:

E = m μ c 2 = 270 m e c 2 = 207 . ( 0 ,511 ) = 105,77 M e V

E o comprimento de onda de um fóton em função da energia dele é:

λ = h c E

A constante de Planck deve estar em e V . s , e vale 4,14 × 10 - 15 e V . s . A energia E já foi calculada, e a velocidade da luz é c = 3 × 10 8 m / s . Agora é só substituir:

λ = 4,14 × 10 - 15 . 3 × 10 8 105,77 × 10 6 = 1,17 × 10 - 14 m

λ = 0,00117 p m

Se tivermos o comprimento de onda máximo para que isso ocorra, isso significa que as partículas criadas estarão em repouso após a criação, ou seja, sem energia cinética.

Certo até aqui?

Passo 2

Letra b)

Se tivermos comprimentos de onda mais curtos, isso vai significar uma maior energia dos fótons, e assim os múons seriam criados com energia cinética diferente de zero.

Resposta

a ) λ = 0,00117 p m

m ú o n s   e m   r e p o u s o   a p ó s   a   c r i a ç ã o

b )   m ú o n s   c o m   e n e r g i a   c i n é t i c a   d i f e r e n t e   d e   z e r o

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o comprimento de onda de De Broglie de uma bala de 5g que se desloca com velocidade igual a 340m / s . A bala exibirá propriedades semelhantes a ondas?
Qual é o comprimento de onda de De Broglie para um elétron com velocidade: v = 0,480c ? v = 0 .980 c?Sugestão: use a expressão relativística correta quando for necessário.
Calcule o comprimento de onda de De Broglie de uma pessoa comum passando por um portal. Faça aproximações razoáveis para as grandezas necessárias.A pessoa da parte (a) exibirá um comportamento ondulat
Um elétron se move com velocidade igual a 4,70 × 10 6 m / s . Qual é o seu comprimento de onda de De Broglie?Um próton se move com a mesma velocidade. Determine seu comprimento de onda de De Broglie.
Uma partícula não-relativística de massa m possui energia cinética K .Deduza uma expressão para o comprimento de onda de De Broglie da partícula em termos de m e K .Qual é o comprimento de onda de De