Enunciado

Duas baterias idênticas, cada uma tendo um emf ε e uma resistência interna r, podem ser conectadas através de uma resistência R com as baterias conectadas em série ou em paralelo. Em cada situação, determine explicitamente se a potência fornecida a R é maior quando R é menor que r ou quando R é maior que r.

Passo 1

Eae galera! Tudo tranquilo? Tendo uma visão geral da coisa, As conexões em série e paralela são mostradas abaixo. A potência fornecida a um resistor cuja resistência é R quando a corrente através dele é I é dada por p = I 2 R .

Passo 2

Vamo lá. A potência Ps fornecida a R no circuito em série é dada por:

Aplique a regra de loop de Kirchhoff para obter:

Resolvendo os rendimentos de Is:

Passo 3

Belezinha, vamos lá. Aplique a regra de loop de Kirchhoff ao loop externo para obter:

Fatorizando, temos:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

62- Qual deve ser o valor da fem ϵ indicada na Figura 26.66 para que a corrente que passa no resistor de 7.0Ω seja igual a 1.80A ?Cada fonte de fem possui resistência interna desprezível.
64- ( a ) Calcule a corrente que passa em cada resistor e na bateria do circuito indicado na Figura 26.68 ( b ) Qual é a resistência equivalente do circuito?
67- No circuito indicado na Figura 26.71 , a corrente que passa pela bateria de 12.0V é medida em 70.6m A no sentido indicado. Qual é a voltagem nos terminais V a b da bateria de 24.0V ?
68- No circuito indicado na Figura 26.72 , todos os resistores são classificados a uma potência máxima de 1.0W . Qual é a fem ϵ máxima que a bateria pode ter, sem queimar nenhum resistor?
63- Calcule a corrente que passa em cada um dos três resistores indicados na Figura 26.67 . Cada fonte de f e m possui resistência interna desprezível;.