Enunciado

Duas cordas em um plano vertical exercem as mesmas forças de módulo sobre um peso suspenso, mas a tração entre elas possui um ângulo de 86,0 ° . Qual é a força de tração que cada uma exerce, se a tração resultante é de 372   N diretamente para cima?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom?

Primeiro vamos visualizar o desenho e entender as informações fornecidas pelo problema!

As duas cordas são idênticas e com posições simétricas, assim, as duas exercem a mesma tração na direção da tração resultante, T R , que é diretamente para cima.

Logo, em cada corda teremos:

T R = 372 2 = 186   N

Mas ele pede a força de tração que cada uma exerce, então vamos ter que considerar o ângulo para calcular.

Bora lá!

Passo 2

Temos o ângulo entre a T R e T   tração na corda igual a metade de 86 ° . Assim, o ângulo de cada uma com o e i x o   y será de 43 ° (repara que a figura é simétrica e o ângulo é cortado no meio certinho).

Usando as definições das funções trigonométricas teremos:

cos ⁡ 43 ° = T R T

Isolando T :

T = T R cos ⁡ 43 ° = 186 0,73

T = 254   N

O que achou? Responde Aí! 😬

Resposta

T = 254   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma pessoa que vai fazer uma caminhada segue o trajeto mostrado na Figura P1.51. A viagem total é composta por quatro trajetórias em linha reta. No final da caminhada, qual é o deslocamento resultante
Os vetores A → e B → têm módulos iguais de 5,00 . A soma de A → e B → é o vetor 6,00j ^ . Determine o ângulo entre A → e B → .
Uma mulher que deseja saber a altura de uma montanha mede o ângulo de elevação desta como 12,0 ° . Após caminhar 1,00k m para mais perto da montanha em terreno plano, ela encontra um ângulo de14,0 ° .
Um sólido cristalino consiste em átomos empilhados em uma estrutura de treliça repetitiva. Considere um cristal conforme mostrado na Figura P1.53a. Os átomos residem nos cantos de cubos de lado L=0,20
Uma topógrafa mede a largura de um rio em linha reta pelo método a seguir (Fig. P1.55). Começando diretamente em frente a uma árvore na margem oposta, ela andad=100 m ao longo da margem para estabelec