Uma topógrafa mede a largura de um rio em linha reta pelo método a seguir (Fig. P1.55). Começando diretamente em frente a uma árvore na margem oposta, ela anda   d   =   100 m ao longo da margem para estabelecer uma referência. Então, avista a árvore. O ângulo da referência até a árvore é θ   =   35,0 ° . Qual é a largura do rio?

Passo 1

Aqui a gente só vai precisar aplicar relações trigonométricas. Você deve lembrar das 3 relações fundamentais, que são seno, cosseno e tangente.

Com isso, a gente tem:

sen ⁡ θ = b a

cos ⁡ θ = c a

tan ⁡ θ = b c

Passo 2

Se o objetivo é determinar a largura do rio (que nesse triângulo desenhado de cima equivaleria ao lado b ), precisamos usar alguma relação que contenha b .

Nesse caso, poderiam ser: sen ⁡ θ = b / a ou tan ⁡ θ = b / c .

Só que o exercício nos dá a distância d = 100   m , que no triângulo desenhado equivaleria ao lado c . Então, vamos usar a relação tangente, em que:

tan ⁡ θ = b c =

tan ⁡ 35 ° ≅ 0,70 = b 100

Assim, nossa única incógnita vai ser b , equivalente à largura do rio, que calculamos bem facilmente:

∴ b = 0,70 ∙ 100   m = 70   m

Resposta

∴ b = 70   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Pode um vetor ter módulo igual a zero se um de seus componentes é não-nulo? Explique.
Como você definiria o vetor nulo vec 0 ?
Pode um vetor ter um componente igual a zero e mesmo assim ter módulo não-nulo? Explique.
Um vetor velocidade 40 ° abaixo do semi-eixo x positivo tem um componente y de - 10m / s . Qual é o valor de seu componente x ?
Seja: C → = ( 3,15m ,15 °a c i m ad os e m i - e i x oxp o s i t i v o ) , e D → = ( 25,6m ,30 °àd i r e i t ad os e m i - e i x oyn e g a t i v o ) à .Determine o módulo e o componente x de cada veto