Enunciado
Física - Curso de Física Básica - Mecânica Volume 1 - 4ª Edição - Herch Moysés Nussenzveig- Ed: 4º - Capítulo 1.Problemas - Ex. 8
Estima-se que a densidade média de matéria no Universo corresponde a da ordem d 3 átomos de hidrogênio por . a) Estime a massa total contida dentro do raio do Universo; b) Estime o número total de núcleons (nêutrons e prótons) contido nesse volume; c) Compare a densidade média de matéria no Universo com a densidade típica no interior do núcleo atômico.
Passo 1
Bem galera, pra começar, precisamos de uma estimativa do raio do universo! A gente pode estimar isso como sendo cerca de bilhões de anos-luz. Como ano luz é a distância que a luz percorre em um ano, sabendo que a velocidade da luz é, aproximadamente:
E que um ano tem essa quantidade de segundos:
E ainda que:
Podemos converter a velocidade da luz para:
Passo 2
Vamos calcular seu volume total estimando que seja uma esfera.
O volume do universo será:
Como há átomos de hidrogênio por metro cúbico e considerando que a massa do hidrogênio seja a mesma de um próton (), ficamos com:
A massa do universo será de cerca de
Passo 3
A letra é moleza gente! Pra começar, vamos ver quantos átomos tem no universo. Usando informações do passo , temos:
Agora olha só! Um átomo de hidrogênio tem só um núcleon! Então o número de átomos de hidrogênio e de núcleons no universo é igual! Sendo assim:
Passo 4
Pra fechar, vamos comparar a densidade média de matéria no Universo com a densidade típica no interior do núcleo atômico. Pra isso, calculamos a densidade do universo primeiro:
Tirando massa e volume do passo :
Em ordem de grandeza:
Já a densidade num núcleo é da ordem de . Portanto: