Um estudante dá um rápido empurrão em uma bola fixada à extremidade de uma haste rígida, como mostrado na FIGURA Q12.10, pondo-a em rotação em sentido horário em um círculo horizontal. O eixo fixo da haste é livre de atrito.
a. Quando o estudante empurra, o torque em torno do eixo fixo é positivo, negativo ou nulo?
b. Depois que terminar de empurrar, a velocidade angular da haste
(i) gradualmente aumenta;
(ii) aumenta durante algum tempo, depois se mantém constante;
(iii) mantém-se estável;
(iv) diminui durante algum tempo, depois se mantém estável; ou
(v) diminui uniformemente? Explique.
c. Imediatamente após ter terminado o empurrão, o torque é positivo, negativo ou nulo?
Passo 1
Olá, tudo bem? Vou ajudar você aqui!
Letra a)
Quando o estudante está empurrando o sistema, temos uma força sendo aplicada, portanto temos um torque. O movimento é no sentido horário, que caracteriza um torque negativo. Então o torque nessa situação é negativo.
Passo 2
Letra b)
Nessa situação, após terminar de empurrar a haste, o estudante deixar de exercer uma força sobre o sistema e consequentemente o torque deixa de existir, sendo assim, da equação:
Obtemos que :
Isso só ocorre quando a aceleração angular for nula, . Portanto, após o estudante terminar de empurrar a haste (livre de atrito), ela vai continuar a se movimentar no sentido horário com velocidade constante.
Alternativa (iii)
Passo 3
Na letra (c), o enunciado nos pede pra encontrar a situação do torque imediatamente após o estudante terminar de empurrar a haste. Nesse caso, pode lembrar que o torque é dado pela expressão:
Onde é o raio perpendicular em que a força atua no eixo de rotação. MAAASSS, imediatamente após ele terminar o empurrão, a força que o estudante exerce é nula, , afinal a partir desse ponto ele não tem mais contato com a haste, sendo assim o torque será:
Torque será nulo!
Resposta
- Negativo.
- (iii) mantém-se estável.
- Torque será nulo.