A Fig. 21-36 mostra quatro esferas condutoras iguais, que estão separadas por grandes distâncias. A esfera W (que estava inicialmente neutra) é colocada em contato com a esfera A e depois as esferas são novamente separadas. Em seguida, a esfera W é colocada em contato com a esfera B (que possuía inicialmente uma carga de - 32 e ) e depois as esferas são novamente separadas. Finalmente, a esfera W é colocada em contato com a esfera C (que possuía inicialmente uma carga de + 48 e ) e depois as esferas são novamente separadas. A carga final da esfera W é + 18 e . Qual era a carga inicial da esfera A ?

Passo 1

Novamente, nesse questão, vamos fazer uma análise segmentada do problema pra facilitar.

Primeiro,as esferas W e A entram em contato. O que acontece aí?

Ocorre que elas dividem a carga total delas, de forma que cada uma fica com ( q A 2 ).

Depois, W entra em contato com B , que possuía - 32 e de carga. Então, depois desse contato cada uma fica com:

1 2 ( q A 2 - 32 e )

Em seguida e finalmente, B entra em contato com C , que possuía 48 e . Daí, cada uma fica com a metade da soma das cargas delas (como dissemos anteriormente):

1 2 1 2 q A 2 - 32 e + 48 e

Ao fim dessa ciranda, como a questão disse pra gente, a esfera W fica com + 18 e . Igualando essa última expressão, então, a esse valor, temos:

1 2 1 2 q A 2 - 32 e + 48 e = + 18 e

E, então:

q A = + 16 e

Resposta

+ 16 e

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é a força exercida sobre a carga de 1,0 nC no centro da FIGURA P26.43 devido às outras quatro cargas? Expresse sua resposta em função dos componentes.
Em um projeto de ciências, você inventou uma “bomba de elétrons” que transfere elétrons de um objeto para outro. Para demonstrar sua invenção, você aparafusa uma pequena placa de metal no teto da esco
Em cada um dos problemas de 69 a 72 lhe é fornecida uma equação (ou mais) para ser utilizada na resolução de um problema ainda não formulado. Em cada um deles, a. Redija um problema realista para o qu
Em um modelo simplificado do átomo de hidrogênio, o elétron descreve uma órbita circular de raio 0,053 nm ao redor do próton estacionário. Quantas revoluções por segundo o elétron efetua
Qual é a força exercida sobre a carga de 1,0 nC no centro da FIGURA P26.44 devido às outras quatro cargas? Expresse sua resposta em função dos componentes.