A bobina de um certo galvanômetro (veja o Exemplo 28-7) tem uma resistência de ; seu ponteiro sofre a deflexão máxima da escala quando sua bobina é percorrida por uma corrente de . (a) Determine o valor da resistência auxiliar necessária para converter o galvanômetro em voltímetro, cuja deflexão máxima da escala corresponda a . (b) A resistência do item (a) deve ser ligada em série ou em paralelo com o galvanômetro? (c) Determine o valor da resistência auxiliar necessária para converter o galvanômetro em um amperímetro que indique uma corrente máxima de . (d) a resistência do item (c) deve ser ligada em série ou em paralelo?
Passo 1
Iae, meus queridos! Está com dificuldades nessa questão? Não se preocupe! Estamos aqui para ajudar 😉
Nesse problema temos um galvanômetro de resistência e é percorrida por uma corrente . A partir daí queremos determinar uma resistência auxiliar para converter o galvanômetro em um voltímetro e depois queremos recalcular essa resistência para transformar o galvanômetro em um amperímetro.
Parece complicado?
Para determinar a resistência auxiliar para transformar o galvanômetro em um voltímetro, fazemos
Onde é a corrente no galvanômetro, a resistência do galvanômetro, a resistência auxiliar e é a tensão máxima do voltímetro.
Já para determinar a resistência auxiliar do galvanômetro para transformá-lo em um amperímetro, fazemos
Veja só!
Passo 2
Vamos começar transformando o galvanômetro em um voltímetro
Se , e , temos
Nesse caso, para o galvanômetro se transformar em um voltímetro, a resistência auxiliar deve ser colocada em série com o galvanômetro.
Tranquilo até aqui?
Passo 3
Agora vamos calcular a resistência auxiliar para transformar o galvanômetro em um amperímetro.
Substituindo , e , temos
Nesse caso, para o galvanômetro se transformar em um amperímetro, a resistência auxiliar deve ser colocada em paralelo com o galvanômetro
É isso, espero ter ajudado! Entendeu tudo? Responde Aí! 😎👍
Resposta
a)
b) Série
c)
d) Paralelo