A Fig. 28-34 mostra um paralelepípedo metálico com as faces paralelas aos eixos coordenados. O objeto está imerso em um campo magnético uniforme de módulo 0,020 T. Uma das arestas do objeto, que não está desenhado em escala, mede 25 cm. O objeto é deslocado a uma velocidade de 3,0 rn/s, paralelamente aos eixos x, y e z, e a diferença de potencial V que aparece entre as faces do objeto é medida. Quando o objeto se desloca paralelamente ao eixo y, V= 12 mV; quando o objeto se desloca paralelamente ao eixo z, V = 18 m V; quando o objeto se desloca paralelamente ao eixo x, V = O. Determine as dimensões (a) dx; (b) dY e (c) dz do objeto.
Passo 1
E aí galerinha, vamos destruir essa questão comigo? Vamos láaaa!
Como a diferença de potencial é zero quando o objeto se desloca paralelamente ao eixo x, sabemos que o campo B aponta nessa direção. Combinando as Eqs. 28-7 e 28-9, obtemos
na qual e são módulos de vetores mutuamente perpendiculares. Assim, quando a velocidade é paralela ao eixo , como sabemos que o campo magnético é paralelo ao eixo , o campo elétrico (e, portanto, o vetor ) é paralelo ao eixo e temos:
Por outro lado, quando a velocidade é paralela ao eixo z, o campo elétrico é paralelo ao eixo y e temos:
Passo 2
Assim as respostas são:
(a) (valor a que chegamos por exclusão, já que conhecemos os valores de e ).(b) .(c) .
Opa, gostou da resolução? Responde Aí!
Resposta
(a)
(b) .(c) .