A Figura 23.17 mostra uma barra metálica de resistência elétrica desprezível, em forma de U, posicionada na vertical, à qual se prende uma barra horizontal de resistência elétrica . Os anéis que prendem a barra horizontal à barra metálica permitem que aquela deslize na vertical com atrito desprezível. A massa do conjunto barra horizontal mais os anéis vale . Um campo magnético horizontal de intensidade uniforme cobre toda a região do sistema.
A barra inicia seu deslizamento a partir do repouso. (a) Qual é o sentido da corrente induzida? (b) Qual é a força magnética sobre a barra? (c) Escreva a equação de movimento da barra. (d) Mostre que a velocidade terminal da barra é
Passo 1
Fala galerinha, beleza?
Esse exercício é um dos mais clássicos sobre lei de Faraday! A ideia básica é que conforme a barra cai o fluxo magnético vai variar, de modo que vai parecer uma fem induzida e uma corrente no circuito.
Primeiro vamos definir um sistema de coordenadas:
Repare que o eixo aponta para fora da tela, de modo que . Pela regra da mão direita, o sentido positivo de corrente é o anti-horário, marcado em verde na figura.
O fluxo magnético será
Como e , temos que
Pela lei de Faraday, a fem induzida será
Aqui vem o pulo do gato:
A velocidade da barra é o negativo da derivada temporal de . O sinal de menos aparece pois conforme diminui a velocidade é positiva! Com isso, achamos
Como a fem é negativa, a corrente flui no sentido oposto ao convencionado pela regra da mão direita (verde no desenho). Logo, a corrente flui no sentido horário.
Passo 2
Usando a lei de Ohm, achamos
A força magnética que atua sobre a barra será
Substituindo a expressão da corrente:
Passo 3
Para escrever a equação de movimento nós analisamos as forças que agem sobre a barra: peso e força magnética:
Assim,
Como , temos que
Para encontrar a expressão da velocidade terminal fazemos
Assim,
Portanto,
Com isso nós finalizamos o problema 😉.
Resposta
Horário.