A figura 29-73 mostra um dispositivo conhecido como bobina de Helmholts, formado por duas bobinas circulares coaxiais de raio , com espiras, separadas por uma distância . As duas bobinas conduzem correntes iguais no mesmo sentido. Determine o módulo do campo magnético no ponto P, situado no eixo das bobinas, a meio caminho entre elas.
Passo 1
E aí! tudo certinho? 😉
Nesse problema temos duas bobinas circulares coaxiais de raio , com espiras, separadas por uma distância . As duas bobinas conduzem correntes iguais no mesmo sentido. A partir daí queremos determinar o módulo do campo magnético no ponto , situado no eixo das bobinas, a meio caminho entre elas.
Parece complicado? 🤔
Novo tipo de questão na área! Essa envolve campo magnético criado por um dipolo magnético. O campo magnético produzido por uma bobina percorrida por corrente, que se comporta como um dipolo magnético, em um ponto situado a uma distância ao longo do eixo central da bobina, é paralelo ao eixo central e dado por:
Veja só! 😁
Passo 2
Quais dados foram dados para gente? O raio das bobinas (), o número de espiras (N), a distância em que as bobinas estão separadas () e a corrente (). Vamos aplicar essas dados na fórmula:
Substituindo os valores dados...
E aí! entendeu tudo? Responde Aí! 😉
Resposta
O campo magnético é igual a: