Na figura 30-40a, o módulo do campo magnético uniforme aumenta com o tempo de acordo com o gráfico da figura 30-40b, onde a escala do eixo vertical é definida por e a escala do eixo horizontal é definida por Uma espira circular com uma área de , no plano do papel, é submetida ao campo. A figura 30-40c mostra a carga que passa pello ponto a espira em função do tempo , com a escala do eixo vertical definida por e a escala do eixo horizontal definida novamente por . Qual é a resistência da espira?
Passo 1
Bom, galera, o módulo da força eletromotriz induzida em uam espira condutora é igual à taxa de variação com o tempo do fluxo magnético que atravessa a espira. A expressão para caluclar a força eletromotriz é a seguinte:
O sinal negativo mostra que a força eletromotriz se opõe à variação do fluxo.
De acordo com a figura 30-40b, o valor de , que seria a inclinação da reta que representa a função , é igual a . Assim, pela lei de Faraday:
Passo 2
Agora vamos olhar para a figura 30-40c. Nela vemos que o valor da corrente é a inclinação da reta que representa a função q(t) e é igual a . Assim, a lei de Ohm nos dá:
Resposta
A resistência da espira é: