Na figura 30-43, dois trilhos condutores retilíneos formam um ângulo reto. Uma barra condutora em contato com os trilhos parte do vértice no instante com uma velocidade escalar constante de e passa a se mover entre os trilhos. Um campo magnético , dirigido para fora da página, existe em toda a região. Determine (a) o fluxo magnético através do triângulo formado pelos trilhos e a barra no instante e (b) a força eletromotriz aplicada ao triângulo e a barra nesse instante. (c) Se a força eletromotriz é dada por , em que e são constantes, determine o valor de .
Passo 1
Bom, galera, o módulo da força eletromotriz induzida em uam espira condutora é igual à taxa de variação com o tempo do fluxo magnético que atravessa a espira. A expressão para caluclar a força eletromotriz é a seguinte:
O sinal negativo mostra que a força eletromotriz se opõe à variação do fluxo.
A altura do triângulo formado pelos trilhos e pela barra no instante é igual à distância percorrida pela barra até esse instante: , na qual é a velocidade da barra. A base do triângulo (distância entre os pontos de interseção da barra com os trilhos) é . Assim, a área do triângulo é:
Como o campo é uniforme, o fluxo é:
No instante ,
Passo 2
De acordo com a lei de Faraday, a fem é dada por:
Quando ,
Passo 3
Se a força eletromotriz é , podemos descobrir quanto vale cada uma das incognitas apresentadas. Vamos igualar a expressão do passo anterior:
Logo, , e .
Resposta
- ;
- .