A forma de uma onda em uma corda em um instante especifico e mostrada na Fifura 14.38. A onda está se deslocando para a direita, no sentido +x. a) Determine o sentido da velocidade transversal dos seis pontos assinalados sobre a cruva. Quando a velocidade for nula, mencione esse fato. Explique seu raciocínio. b) Determine o sentido da aceleração transversal dos sis pontos assinalados sobre a curva. Explique seu raciocínio. c) Como suas respostas deveriam ser alteradas se a onda está se deslocando para a esquerda, no sentido -x?

Passo 1

A magnitude da velocidade transversal está relacionada à inclinação da curva t versus x . A aceleração transversal está relacionada à curvatura do gráfico, à taxa na qual a inclinação está mudando.

Se y aumenta à medida que t   aumenta, v y é positivo. a y tem o mesmo sinal que v y se a velocidade transversal for aumentando.

Passo 2

  1. E (b):

Ponto (1): A curva parece ser horizontal e v y = 0 . Conforme a onda se move, o ponto será

começa a se mover para baixo e a y < 0 .

Ponto (2): À medida que a onda se move na direção + x , a partícula se move para cima, então v y > 0 . A parte da curva à esquerda do ponto é mais íngreme, então a y > 0 .

Ponto (3): O ponto está se movendo para baixo e aumentará sua velocidade à medida que a onda se mover; v y < 0 , a y < 0 .

Ponto (4): A curva parece ser horizontal e v y = 0 . Como a onda se move, o ponto se afasta do e i x o   x e a y > 0 .

Ponto (5): O ponto está se movendo para baixo e aumentará sua velocidade à medida que a onda se mover; v y < 0 , a y < 0 .

Ponto (6): A partícula está se movendo para cima, mas a curva que representa que a onda parece não ter curvatura, então v y > 0 e   a y = 0 .

Passo 3

(c) As acelerações relacionadas às curvaturas não serão alteradas. As velocidades transversais mudarão de sinal.

Resposta

Nos pontos 1, 3 e 5, o gráfico tem curvatura negativa e a y < 0 . Nos pontos 2 e 4, o gráfico tem

curvatura positiva e a y > 0 .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a rapidez das ondas sonoras no gás hidrogênio ( M = 2,00g / m o l e γ = 1,4 ) a T = 300 K .
Em uma corda real, parte da energia de uma onda se dissipa enquanto a onda percorre a corda. Esta situação pode ser descrita por uma função de onda cuja amplitude A ( x ) depende de x : y = A x s e n
(a) Calcule a derivada em relação à temperatura absoluta da rapidez do som no ar e mostre que as diferenciais d v e d T satisfazem a d v v = 1 2 d T T . (b) Use este resultado para estimar a variação
Uma corda de 7,00m de comprimento tem uma massa de 100g e está sob uma tração de 900N . Qual é a rapidez de um pulso de onda transversal nesta corda?
A função de onda para uma onda harmônica em uma corda é y x , t = 1,00m m ⋅ s e n 62,8m - 1 x + 314 s - 1 t . (a) Qual é o sentido de propagação da onda e qual é sua rapidez? (b) Determine o comprimen