Uma mulher de em pé na borda ocidental de um prato giratório tem momento de inércia de e um raio de . O prato giratório está inicialmente em repouso e livre para girar sem atrito ao redor de um eixo vertical passando por seu centro. A mulher então começa a caminhar em torno da borda no sentido horário (conforme o sistema visto de cima) a uma velocidade constante de em relação à Terra. Considere o sistema mulher-prato giratório à medida que o movimento começa.
- A energia mecânica do sistema é constante?
- O momento do sistema é constante?
- O momento angular do sistema é constante?
- Em qual direção e com qual velocidade angular a plataforma gira?
- Quanto de energia química o corpo da mulher converte em mecânica do sistema mulher-prato giratório à medida que ela e o prato giratório entram em movimento?
Passo 1
E aiii gente, tudo bem com vocês?
Vamos fazer uma questãozinha aqui?
Vem comigo!
Letra a:
A energia mecânica não é constante; um pouco de energia potencial química no corpo da mulher é transformada em energia mecânica.
Passo 2
Letra b:
O momento não é constante. O rolamento do prato giratório exerce uma força externa para o norte no eixo para evitar que o eixo se mova para o sul por causa do movimento para o norte da mulher.
Passo 3
Letra c:
O momento angular é constante porque o sistema está isolado do torque sobre o eixo.
Passo 4
Letra d:
Da conservação do momento angular para o sistema da mulher e o prato giratório, temos , então:
Passo 5
Letra e:
A energia química convertida em energia mecânica é igual a:
Resposta
- A energia mecânica não é constante; um pouco de energia potencial química no corpo da mulher é transformada em energia mecânica.
- O momento não é constante. O rolamento do prato giratório exerce uma força externa para o norte no eixo para evitar que o eixo se mova para o sul por causa do movimento para o norte da mulher.
- O momento angular é constante porque o sistema está isolado do torque sobre o eixo.