39. O objeto de da Figura 7-42 é liberado do repouso a uma altura de em uma rampa curva sem atrito. Na base da rampa está uma mola com uma constante de força igual a . O objeto desliza rampa abaixo até a mola, comprimindo-a uma distância até atingir momentaneamente o repouso.
(a) Encontre .
(b) Descreva o movimento do objeto (se ocorrer) após o repouso momentâneo ?
Passo 1
O sistema a ser analisado na resolução, consiste na Terra, no bloco e na mola. Com esta escolha, não há forças externas trabalhando para mudar a energia do sistema.Considerando o zero de energia potencial na altura em que a mola se encontra, então a energia potencial gravitacional inicial do objeto de na altura de é transformada em energia cinética à medida que desliza descendo a rampa e depois, ao comprimir a mola, é transformada em energia potencial elástica armazenada na mola. Com isso, vamos aos cálculos:
Passo 2
a) Aplicando a já conhecida fórmula da conservação de energia mecânica, considerando o trabalho da força externa , temos:
Só que não existem forças externas atuando no sistema, logo o trabalho da força externa é nulo. Para essa resolução também ignora-se o trabalho da energia cinética, uma vez que só estamos considerando os intervalos inicial e final, ou seja, onde só há energia potencial presente. Desse modo chega-se a:
é a diferença entre a energia potencial elástica final armazenada na mola e a energia potencial gravitacional inicial quando o bloco encontra-se na altura igual a .
Substituem-se então os valores numéricos correspondentes, dado a altura , a massa e a constante de força :
Passo 3
b) Como estamos trabalhando com a hipótese onde há conservação da energia mecânica, o que irá ocorrer neste caso, é que a energia armazenada na mola comprimida, acelerará o bloco, lançando-o de volta à inclinação e fazendo com que o bloco faça um caminho contrário, dessa vez, subindo a uma altura de 5,00 m.
Resposta
a)
b) O bloco irá retornar a posição inicial em que estava