O oxigênio tem uma massa molar de 32 g/mol e o nitrogênio tem uma massa molar de 28 g/mol. As moléculas de oxigênio e nitrogênio em uma sala têm

(a) energias cinéticas translacionais médias iguais, mas as moléculas de oxigênio têm uma velocidade média maior que as moléculas de nitrogênio.

(b) energias cinéticas translacionais médias iguais, mas as moléculas de oxigênio têm uma velocidade média menor que as moléculas de nitrogênio.

(c) energias cinéticas translacionais médias iguais e velocidades médias iguais.

(d) velocidades médias iguais, mas as moléculas de oxigênio têm uma energia cinética translacional média maior do que as moléculas de nitrogênio.

(e) velocidades médias iguais, mas as moléculas de oxigênio têm uma energia cinética translacional média menor do que as moléculas de nitrogênio.

(f) Nenhuma das opções acima.

Passo 1

Pela equação de energia translacional média:

K m = 1 2 m v m 2 = 3 2 k T

Podemos ver que a energia translacional média só depende da temperatura, com isso a energia do oxigênio e do nitrogênio são iguais.

Mas, como um tem mais massa que o outro, a velocidade média das moléculas de gás oxigênio é menor do que a do nitrogênio. Letra (b).

Resposta

( b )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

48. Prove que f ( v ) dada pela Equação ( 18.33 ) assume o valor máximo quando ϵ = k T . Use esse resultado para obter a Equação ( 18.34 ) .
a) Mostre que um projétil de massa m pode “escapar” da superfície de um planeta quando ele for lançado verticalmente com uma energia cinética maior que m g R p , onde g é a gravidade na superfície do
Dois mols de um gás monoatômico ideal passam pelo ciclo a b c . No ciclo completo, 800 J de calor fluem a partir do gás. O processo a b pcprre à pressão constante, e o processo b c , a volume constant
Uma função energia potencial geralmente usada para desrever a interação entre duas moléculas (Figura 18.8) é o potencial de Lennard- Jones com expoentes 6 e 12, U r = U 0 R 0 r 12 - 2 R 0 r 6 Onde r é
Em um certo acelerador de partículas, prótons se movem em uma trajetória circular de 23,0m de diâmetro em uma câmara evacuada cujo gás residual está a 295K e a uma pressão de 1,00.10 - 6t o r r . (a)