Os padrões de tempo são baseados atualmente em relógios atômicos, mas outra possibilidade seria usar os pulsares, estrelas de nêutrons (estrelas altamente compactas, compostas apenas de nêutrons) que possuem um movimento de rotação. Alguns pulsares giram com velocidade constante, produzindo um sinal de rádio que passa pela superfície da Terra uma vez a cada rotação, como o feixe luminoso de um farol. O pulsar PSR 1937 +21 é um exemplo; ele gira uma vez a cada , onde o símbolo indica a incerteza na última casa decimal (e não ).
(a) Quantas rotações o PSR 1937+21 executa em 7,00 dias?
(b) Quanto tempo o pulsar leva para girar exatamente um milhão de vezes ?
(c)qual é a incerteza associada?
Passo 1
A primeira coisa que devemos fazer em um exercício desse tipo , é passar todos os valores de mesma natureza para uma mesma unidade . Neste caso , vamos passar todos os indicadores de tempo para segundos :
Pronto , agora basta dividir o tempo total pelo tempo necessário para executar uma rotação para obtermos o número de rodtações nesse intervalo de tempo :
Então , no período de 7 dias o pulsar executa cerca de rotações
Passo 2
Bom , para este segundo item a incógnita é o período necessário para que o pulsar execute rotações . Chegamos então na seguinte equação :
Logo chegamos no resultado
Passo 3
Então galera , o enunciado nos fornece a incerteza por revolução que é de .
Como foram necessária revoluções , a incerteza associada será :
É isso galera , bora para o próximo exercício!!!!
Resposta
- rotações