O paradoxo do celeiro e da vara, Suponha que um corredor muito veloz ( v = 0,600 c ) segurando uma vara muito loga esteja correndo por um celeiro aberto em ambas as extremidades. O comprimento da vara (no sistema de repouso da vara) é 6,0   m e o comprimento do celeiro (no sistema de repouso do celeiro) é 5,0   m . No sistema de referência do celeiro, a vara sofre contração de comprimento e pode se encaixar completamente dentro do celeiro. Contudo, no sistema de referência do corredor, o celeiro sofre contração de comprimento e a vara nunca poderá se encaixar completamente dento do celeiro! Explique como se resolve esse paradoxo.

Passo 1

O problema essa questão é a simultaneidade. Ou seja, a vara deve estar dentro do celeiro.

A situação e diferente para o corredor e para o observador parado no celeiro. A figura a seguir mostra encaixe da var no celeito no momento inicial, t = 0 , com o observador em repouso.

Já na figura a seguir, mostra o movimento de acordo com a referencia do corredor, a frente da vara entra no celeiro no momento t = 1 , e no momento t = 2 deixa o celeiro.

No entanto, a parte de trás da vara não entra na frente do celeiro até no t = 3 .

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

38. Uma partícula ψ (‘psi’) possui massa igual a 5,52 ⋅ 10 - 27k g . Calcule a energia de repouso da partícula ψ em M e V .
40. Partindo da Equação ( 37.39 ) , mostre que no limite clássico ( p c ≪ m c 2 ) a energia tende ao limite clássico da energia cinética 1 2 m v ² ² somada com a energia de repouso m c ² ².
32. Aniquilamento. No chamado aniquilamento próton-antipróton, um próton colide com um antipróton (um próton com carga negativa) e ambos desaparecem produzindo radiação eletromagnética. Supondo que ca
39. Uma partícula possui massa de repouso de 6,64 ⋅ 10 - 27k g e momento linear igual a 2,10 ⋅ 10 - 18k g ⋅ m / s . a ) Qual é a energia total (energia cinética mais energia de repouso) dessa partícul
41. Calcule a energia cinética de um próton ( massa igual a 1,67 ⋅ 10 - 27k g ) usando a expressão relativística e também a expressão não-relativística e calcule a razão entre os dois resultados (rela