Uma partícula parte da origem em t = 0 e se move no sentido positivo do eixo x . O gráfico da velocidade da partícula em função do tempo é mostrado na Fig. 2-43; a escala vertical é definida por v s = 4,0   m / s . (a) Qual é a coordenada da partícula em t = 5,0   s ? (b) Qual é a velocidade da partícula em t = 5,0   s ? (c) Qual é a aceleração da partícula em t = 5,0   s ? (d) Qual é a velocidade média da partícula entre t = 1,0   s e t = 5,0   s ? (e) Qual é a aceleração média da partícula entre t = 1,0   s e t = 5,0   s ?

Passo 1

Para começar vamos lembrar a definição de deslocamento:

x ( t ) =   ∫ v t d t ,

sem esquecer que a integral é a área da função que estamos integrando.

O exercício nos deu o gráfico da velocidade. Então, para calcular o deslocamento, ou a posição da partícula em t = 5   s ( x a ), basta calcularmos a área do gráfico de 0 até 5   s e g u n d o s .

Para resolução de problemas como este, o macete é separar o gráfico em figuras, as quais as fórmulas de área são conhecidas. A fórmula que você precisa saber para resolver este exercício é:

A t r a p é z i o = B + b × h 2

Então, separando o gráfico acima, ficamos com:

Primeira figura (trapézio laranja):

x ' = A 1 = 4 + 2 × 4 2 = 12   m

Segunda figura (trapézio verde):

x ' ' = A 2 = 4 + 2 × 1 2 = 3   m

Portanto, para encontrar a posição da partícula no instante t = 5   s somamos as áreas calculadas acima:

x a = x ' + x ' ' = 12 + 3 = 15   m

Passo 2

Podemos retirar a velocidade no instante t = 5   s olhando diretamente o gráfico dado. Como o enunciado diz que dois retângulos equivalem a v s = 4   m / s , então um retângulo equivale a 2   m / s .

Portanto, como no instante t = 5   s o gráfico da velocidade intercepta o primeiro retângulo da grade, a velocidade neste instante é:

v b = 2   m / s

Passo 3

Para resolver esta etapa vamos lembrar a relação da velocidade e da aceleração:

a t = d v t d t

sem esquecer que a inclinação da função velocidade.

Logo, para determinar a aceleração no instante t = 5   s precisamos determinar o coeficiente angular da reta, ou seja, a tangente de θ :

tan ⁡ θ = a c = - 2 1 = - 2   m/ s 2

Passo 4

Para calcular a velocidade média precisamos ter em mente que nem sempre a velocidade média e a velocidade instantânea serão numericamente iguais. Este problema, por exemplo, a velocidade média e a velocidade instantânea não são iguais!

Então, vamos definir primeiro o que é velocidade média:

v m = ∆ x ∆ t

Portanto, para calcular a velocidade média da partícula entre t = 1,0   s e t = 5,0   s precisamos calcular o deslocamento nesse período de tempo e para calcular esse deslocamento vamos ter que calcular a área do gráfico entre estes instantes:

Calculando as áreas e aproveitando a simetria da figura:

Primeira figura (trapézio laranja):

A 1 = x ' = 4 + 2 × 1 2 = 3   m

Segunda figura (retângulo verde):

A 2 = x ' ' = 2 × 4 = 8   m

Portanto, o deslocamento total entre os instantes t = 1   s e t = 5   s é:

x 15 = 2 × x ' + x ' ' = 2 × 3 + 8 = 14   m

Usando a definição de velocidade média, temos:

v m = 14 5 - 1 = 14 4 = 3,5   m / s

Passo 5

Relembrando, inicialmente, a definição de aceleração média:

a m = ∆ v ∆ t

Como a velocidade no instante t = 1   s é igual a velocidade no instante t = 5   s , então a variação da velocidade é zero e, portanto:

a m = 0

Resposta

  1. 15   m ;
  2. v b = 2   m / s ;
  3. a c = - 2   m/ s 2 ;
  4. v m = 3,5   m / s ;
  5. a m = 0 .
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um automóvel real desenvolve aceleração constante? Estão mostrados ao lado os dados de um Porsche 944 Turbo em aceleração máxima.a. Trace um gráfico da velocidade versus tempo. Baseado nele, a acelera
A FIGURA P2.30 mostra o gráfico da aceleração de uma partícula que parte do repouso emt =0s . a. Trace o gráfico da velocidade versus tempo da partícula durante todo o intervalo 0s ≤ t ≤ 10s . Inclua
A velocidade de decolagem de um Airbus A320 de carreira é de 80 m/s. São fornecidos dados sobre a rapidez durante a decolagem. a. Qual é a velocidade de decolagem em km/h?b. A aceleração do jato é con
A FIGURA P2.27 mostra o gráfico da velocidade de uma partícula cuja posição inicial é x 0 = 0m em t 0 = 0s . a. Em que instante ou instantes a partícula se encontra em x = 35 m ? Trabalhe com a geomet
Um estudante pilota uma pequena motocicleta ao longo de uma estrada reta como descrito no gráfico de velocidade versus tempo na Figura P2.12. Esboce esse gráfico em uma folha de papel de gráfico. Dire