Uma peça de aço possui peso , um peso aparente (ver o Problema 14.75) quando está totalmente imersa na água e em um peso aparente quando está totalmente imersa em um fluido desconhecido. a) Mostre que a densidade relativa do fluido é dada por . b) Esse resultado é razoável para os três casos ( maior, menor ou igual )? c) O peso aparente da peça de aço em água com densidade e do seu peso. Que porcentagem do seu peso será o seu peso aparente se o corpo for mergulhado em ácido fórmico (densidade 1220 ) ?
Passo 1
O problema 14.75 diz que
onde o peso aparente do objeto quando está totalmenteimerso no fluido é .
Para o objeto na água,
E para o objeto no fluido desconhecido
Passo 2
- Dssa forma
- Quando o é maior que a , o termo à direita na expressão acima é menor que um, indicando que os fluidos são menos densos que a água, e isso é consistente com a força de flutuação quando suspensos no líquido, sendo menos do que quando suspenso na água. Se a densidade do fluido é a mesma do fluido da água , como esperado. Da mesma forma, se o for menor que o , o termo à direita na expressão acima será maior que um, indicando que o fluido é mais denso que a água.
- Escrevendo o resultado da parte (a) como
Dividir o segundo deles pelo primeiro dá
Passo 3
Passo 4
E resolvendo para ,
O ácido fórmico tem densidade maior que a densidade da água. Quando o objeto está imerso em fórmica ácido, a força flutuante é maior e o peso aparente é menor do que quando o objeto é imerso em água.
Resposta
- Mostrado que
- o fluido é mais denso que a água.