A peça de uma máquina de massa é presa a uma mola ideal horizontal de constante de força e que está presa à borda de uma superfície horizontal sem atrito. A peça é empurrada contra a mola, comprimindo-a por uma distância , e em seguida é libertada do repouso. Ache :
(a) a velocidade escalar máxima e
(b) a aceleração máxima da peça.
(c) Em que ponto do movimento ocorrem as máximas obtidas nos itens (a) e (b)?
(d) Qual será a extensão máxima da mola?
(e) Descreva o movimento subsequente dessa peça. Ela vai parar permanentemente?
Passo 1
- A velocidade máxima vai ser quando toda energia armazenada na mola, na forma de energia potencial elástica, for convertida em energia cinética:
- A aceleração máxima vai ser dada quando a força elástica for máxima, ou seja, quando a mola for comprimida por :
- A máxima velocidade vai ser quando a mola volta ao seu estado relaxado, ou seja, em quando toda energia armazenada nela transformam-se em energia cinética. E a aceleração máxima ocorre quando temos a maior força elástica, ou seja, quando onde há maior compressão.
- A extensão máxima da mola é justamente a compressão inicial, pois caso contrário teríamos uma criação de energia, assim .
- Como não há atrito envolvido, essa peça nunca vai parar permanentemente. As energias cinéticas e potencial elásticas ficarão sempre sendo trocadas entre si. Ela ficará oscilando entre para sempre.
E podemos isolar :
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Passo 5
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Uma esquiadora parte com velocidade inicial desprezível do topo de uma esfera de neve com raio muito grande e sem atrito, desloca-se diretamente para baixo (Figura 7.38). Em que pontoela perde o conta
Uma batata de 0,100k g está presa à extremidade de um fio de 2,50m de comprimento, e a outra extremidade do fio está presa a um suporte rígido. Esticando-se o fio, a batata é mantidahorizontalmente pa
Um foguete de 1500k g deve ser lançado com velocidade inicial de baixo para cima de 50,0m / s . Para não sobrecarregar os motores, os engenheiros vão lançá-lo do repouso sobre uma rampa que se ergue a
12,0 k g está a 2,0m acima do solo (Figura 7.36 ). Use o princípio da conservação da energia para achar a velocidade dessa lata quando ela atinge o solo. Despreze o atrito e a inércia da polia.