Enunciado

Uma pessoa sobe uma escada rolante enguiçada, de 15   m de comprimento, em 90   s . Ficando parada na mesma escada rolante, depois de consertada, a pessoa sobe em 60   s . Quanto tempo a pessoa leva se subir com a escada em movimento? A resposta depende do comprimento da escada?

Passo 1

Então pessoal , a primeira coisa que devemos fazer é organizar o problema . Quando a escada está parada, a velocidade da pessoa é v p = l t   , sendo que l é o comprimento da escada e t é o tempo que a pessoa gasta para subir. Para os dados do problema, temos que :

v p   = 15   m 90   s =   0,167 m s

A velocidade da escada rolante é v e   =   ( 15   m ) / ( 60   s )   =   0,250   m / s . A velocidade da pessoa ao subir a escada rolante em movimento é, portanto ,

v = v p + v e = 0,167 m s + 0,250 m s = 0,417 m s

Beleza pessoal? Vamos continuar!

Passo 2

Podemos achar o tempo gasto na subida através da fórmula :

t = l v = 15 m 0,417 m s = 36   s

Em termos de l (em metros), a velocidade (em metros por segundo) da pessoa que sobe a escada parada é l 90 , a velocidade da escada rolante é l 60 , e a velocidade da pessoa que sobe a escada em movimento é v = l 90 + l 60 = 0,0278   l . O tempo gasto é t = l v = l 0,0278 l = 36   s   e não depende de l .

Tranquilo galera??? Bora resolver mais questões então!!!!!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

6. Dois observadores inerciais estão em movimento relativo. Sob quais circunstância eles podem concordar sobre a simultaneidade de dois eventos diferentes?
8. Verdadeiro ou Falso:(a) A rapidez da luz é a mesma em todos os referenciais(b) O intervalo próprio de tempo é o menor intervalo de tempo entre dois eventos(c) O movimento absoluto pode ser determin
7. A energia total aproximada de uma partícula de massa m que se desloca com uma rapidez v ≪ c é:(a) m c 2 + 1 2 m v ² ²(b) m v ² ²(c) c m v (d) 1 2 m c ² ²
9. Responda os seguintes itens:(a) Mostre que p c tem dimensões de energia.
(b) Existe uma interpretação geométrica da equação E 2 = p 2 c 2 + m 2 c 4 , baseada no teorema de Pitágoras. Desenhe um triângulo ilustrando esta interpretação.