Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 3.1 - Ex. 12
Como é possível que uma partícula se movendo com rapidez constante esteja acelerando? Uma partícula com velocidade constante pode estar acelerando ao mesmo tempo?
Passo 1
A rapidez de uma partícula é a magnitude do seu vetor velocidade. Acontece que sempre que o vetor velocidade está mudando (seja em magnitude, sentido ou direção), podemos dizer que a partícula está acelerando.
Ou seja, uma partícula pode estar acelerando, mesmo que tenha rapidez constante, pois nesse caso apenas a direção e o sentido estão mudando.
É o caso, por exemplo, de um movimento circular qualquer com rapidez constante.
Passo 2
Quando dizemos que uma partícula tem velocidade constante, estamos nos referindo a todas as propriedades da velocidade: incluindo módulo, direção e sentido.
Se todas essas propriedades são constantes, então não existe nenhuma mudança na velocidade, e por isso a aceleração é nula.
Ou seja, não é possível que uma partícula com velocidade constante esteja acelerando.
Resposta
É possível porque podem haver mudanças na direção e sentido enquanto a rapidez é mantida. Não é possível ter velocidade constante e aceleração.