No problema 6, determine o maior comprimento de onda para o qual uma estudante ouvirá um som com volume (sonoridade) muito alto, devido à interferência construtiva, supondo a estudante afastada de um dos alto-falantes a 3,0 m a mais do que a distância que a separa do outro alto falante.

Passo 1

No problema 6, a menina não conseguia ouvir o som porque a interferência era destrutiva. Agora, o som que ela ouve é muito alto! Isso quer dizer interferência construtiva! Sacou?

Passo 2

Bom, então agora, sabendo que o que acontece é interferência construtiva, como a gente relaciona isso com as distâncias? Pra ser construtiva, a diferença entre as distâncias tem que ser um múltiplo par da metade do comprimento de onda. Ou seja:

Δ d = 2 k λ 2

Se ligou que 2 k é sempre par? Pra k = 0 0 , pra k = 1 2 , pra k = 2 4 , e aí por diante. Ele nos falou que a diferença entre as distâncias aos alto-falantes é de 3.0 m. Então:

3 = k λ

Queremos o maior λ , e pra isso vamos ter que escolher o menor k possível. Bom, o menor possível é k = 1 , porque k = 0 ia dar ruim! Beleza, se k = 1 ,

3 = 1 λ

λ = 3.0 m

Resposta

λ = 3.0 m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados