(a) No Problema 3, quais escolhas de metais diferentes fariam a demonstração menos impressionante? (b) Qual é o valor desse potencial de contato?

Passo 1

(a) Se liga, vamos pensar numa coisinha antes de responder! O potencial de contato é dado por:

V c o n t a t o = ϕ 1 - ϕ 2 e

Onde ϕ 1 e ϕ 2 são as funções de trabalho dos dois metais diferentes em contato um com o outro. Ok? Dessa forma, quanto menor for a diferença entre essas funções, menor será o potencial de contato! Vamos achar os metais com menor diferença nessas funções.

Olhando a tabela 38-2, podemos ver que a menor diferença entre as funções trabalho acontece entre a prata e o ouro!! Logo, eles serão a nossa resposta.

Passo 2

(b) Para achar o valor desse potencial de contato, é só usarmos a fórmula do passo anterior para a prata e o ouro:

V c o n t a t o = 4,8 - 4,7 e

V c o n t a t o = 0 , 1   V

Resposta

(a) Prata e ouro.

(b) 0 , 1   V

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é a probabilidade de um elétron de condução na prata ter uma energia cinética de 4,90 eV em T = 300 K?
Aproximadamente quantos estados de energia com energias entre 2,00 eV e 2,20 eV estão disponíveis para os elétrons em um cubo de prata medindo 1,00 mm de lado?
A densidade dos estados do elétron em um metal pode ser escrita g (E) = AE1 / 2, onde A é uma constante e E é medido a partir da parte inferior da banda de condução. (a) Mostre que o número total de e
Mostre que () 2123-F 23 = ENEEg (Equação 38-43) segue da Equação 38-41 para g (E) e da Equação 38-22a para EF.
Usando a expressão () () 21323 e Eg = 28 π EhVm (Equação 38-41) para a densidade de estados, estime a fração dos elétrons de condução no cobre que podem absorver energia das colisões com os íons vibra