Enunciado

A magnitude de uma força única atuando sobre uma partícula de massa m é dada por F = b x 2 , onde b é uma constante. A partícula parte do repouso. Após viajar uma distância L , determine (a) sua energia cinética, (b) sua rapidez.

Passo 1

Letra (a)

Pelo teorema do trabalho-energia:

W = Δ E c

W = 1 2 m v 2 = 1 2 m 0 2

W = 1 2 m v 2

Passo 2

O trabalho é dado por

W = ∫ F d x = ∫ 0 L b x 2 d x

W = b ∫ 0 L x 2 d x

W = b L 3 3 = E c

Passo 3

Letra (b)

Da letra (a) a gente tem que

E c = 1 2 m v 2 = b L 3 3

Isola o v :

v = 2 b L 3 3 m

Resposta

Letra (a): E c = b L 3 3

Letra (b): v = 2 b L 3 3 m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quanto trabalho é realizado pela força F → = 6,0 i ^ - 3 j ^N sobre uma partícula quando esta efetua o deslocamento (a) ∆ r → = 2,0 i ^m e (b) ∆ r → = 2,0 j ^m ?
A FIGURA EX11.13 é o gráfico velocidade versus tempo de um objeto de 2,0 kg que se move ao longo do eixo x. Determine o trabalho feito sobre o objeto durante cada um dos cinco intervalos AB, BC, CD, D
As duas cordas vistas na FIGURA EX11.11 são usadas para baixar em 5,0 m um piano de 255 kg do segundo andar de uma loja ao térreo. Quanto trabalho é realizado por cada uma das três forças?
As três cordas que aparecem na vista aérea da FIGURA EX11.12 são usadas para arrastar um caixote por 3,0 m sobre um piso. Quanto trabalho é realizado por cada uma das três forças?
Enquanto um pêndulo simples balança para frente e para trás, as forças que agem sobre o corpo suspenso são a força gravitacional,a tensão na corda de sustentação ea resistência do ar. Quais dessas for