Enunciado

(a) Quanto pesaria um objeto na superfície da Lua se pesa 100N na superfície da Terra? (b) A quantos raios terrestres este mesmo objeto deveria estar no centro da Terra para ter o mesmo peso que na superfície da Lua?

Passo 1

Sabendo do peso do objeto na Terra, ou seja, sob a gravidade da Terra, a gente consegue calcular a massa do objeto. Sabendo da massa dele, a gente consegue achar o seu peso na Lua. Vamos lá! O peso na Terra é:

P T = m g T

m = P T g T

Logo, o peso dele na Lua vale

P L = m g L

Substituindo a massa:

P L = P T g L g T

Substituindo os valores dados:

P L = 100 N 1,62 m / s 2 9,8 m / s 2

P L = 16,53 N

Fonte da gravidade na Lua: Google kk

Passo 2

A aceleração da gravidade terrestre varia em função da distância que você se encontra da superfície. Então, pro objeto ter o mesmo peso que ele teria na Lua, ele precisa ter a mesma aceleração da gravidade lunar. Assim, a gravidade na Terra:

g T = G M T r 2

Onde M T é a massa da Terra.

Tem que ser igual à da Lua:

g L = 1,62   m / s 2

Igualando:

G M T r 2 = 1,62   m / s 2

r 2 = G M T 1,62   m / s 2

r = 6,67 × 10 - 11 m 3 / k g s 2 6 × 10 24 k g 1,62 m / s 2

r = 1,57 × 10 7 m

Mas a questão não parou por aí!Repara só que no enunciado pediu para darmos essa distância em termos de raios terrestres!

Sabendo o raio da terra:

R T = 6,37 × 10 6 m

Encontramos que essa distância vai ser:

r = 1,57 × 10 7 6,37 × 10 6 R T

r = 2,4 R T

Ou seja seria necessário estar a uma distância de 2,4 raios terrestres do centro da Terra para termos o mesmo peso que teríamos na superfície da Lua. Maneiro, né!

Resposta

(a) P L = 16,53   N

(b) r = 2,4 R T

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

2 . A força gravitacional de uma estrela sobre o planeta na órbita 1 é F 1 . O planeta 2 , que tem massa duas vezes maior do que a do planeta 1 e orbita a uma distância duas vezes maior, experimenta u
1. A força gravitacional da Terra sobre o Sol é maior, menor ou igual à força gravitacional do Sol sobre a Terra? Explique.
Nos Problemas de 65 a 68, você recebe a(s) equação(ções) usada(s) para solucionar cada problema. Em cada caso, você deve: a. Redigir um problema realista para o qual esta seja a equação correta. b. Fa
Um satélite em uma órbita circular de raio r tem período T. Em uma órbita próxima de raio r + Δ r , onde Δ r ≪ r , outro satélite apresenta período levemente diferente, T + Δ T . Demonstre que Δ T T =
Quando um meteoro caindo está a uma distância acima da superfície da Terra de 3,00 vezes o seu raio, qual é a sua aceleração em queda livre provocada pela força gravitacional exercida sobre ele?