Enunciado

Quatro partículas iguais de massa 0,50 Kg cada uma são colocadas nos vértices de um quadrado de 2,0 m X 2,0 m e mantidas nessa posição por quatro barras de massa desprezível, que formam os lados do quadrado. Qual é o momento de inércia desse corpo rígido em relação a um eixo que (a) está no plano do quadrado e passa pelos pontos médios de dois lados opostos, (b) passa pelo ponto médio de um dos lados e é perpendicular ao plano do quadrado e (c) está no plano do quadrado e passa por duas partículas diagonalmente opostas?

Letra (c)

Passo 1

As partículas estão distribuídas conforme a figura abaixo:

a linha pontilhada representa o eixo de rotação e está no meio do quadrado de lado 2,0 m. Para o momento de inércia, temos:

I = ∑ i = 1 n m i r i 2

Dados as massas das partículas (0,50 Kg) e distância r (1,0 m, pois seria o ponto médio) do eixo.

Neste caso, as partículas estão sobre o eixo, r=0, e as outras estão a uma distância do eixo dada por

r = 1,0 2 + 1,0 2

Passo 2

Calculando então o momento de inércia, temos:

I = 2 0,50 2,0 2

I = 2,0   K g . m 2

Resposta

I = 2,0   K g . m 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um corpo maciço de massa m , colocado sobre uma superfície horizontal sem atrito, está preso a um fio que é enrolado em torno de um pilar cilíndrico vertical preso à superfície. Assim, quando o corpo
O momento de inércia da Terra em relação ao seu eixo vale, aproximadamente, 8,03 × 10 37 k g ⋅ m 2 . (a) Como a Terra é quase esférica, suponha que seu momento de inércia possa ser escrito como I = C
56. Determine o momento de inércia em torno do eixo do objeto mostrado na FIGURA P12.56.
52. Um triângulo equilátero com 5,0c m de lado gira em torno de seu centro de massa a 120r p m . Quanto vale a velocidade de um vértice do triângulo?
54. Quais são as coordenadas x e y do centro de massa da chapa homogênea de aço mostrada na FIGURA P12.54?