Em regime permanente, ar úmido precisa ser fornecido para uma sala de aula a uma determinada vazão volumétrica e temperatura ar é retirado da sala de aula em um fluxo separado à temperatura de c de umidade relativa. Umidade é adicionada ao ar pelos ocupantes da sala a uma taxa de . A umidade pode ser considerada vapor saturado a . Estima-se que a transferência de calor para o espaço ocupado a partir de todas as fontes ocorra a uma taxa de . pressāo permanece constante a atm.
(a) Para um suprimento de ar com uma vazão volumétrica de , determine a temperatura do ar suprido a umidade relativa.(b) Represente graficamente a temperatura do ar suprido, em , e a umidade relativa, cada qual em relaçāo a vazāo volumétrica de ar suprido que varia de 35 a
Passo 1
CONHECIDO: Um fluxo de ar úmido a 60∘, latm, ϕ = 30% é misturado adiabaticamente com um fluxo de ar úmido a 90∘ F, latim, ϕ = 70%. A taxa de fluxo de massa na corrente de 90 ° FV é entrelaçada com a corrente de 60 ° F.
Encontre: Usando o problema de resultado 12.70, determine a temperatura e a umidade relativa da saída. Stream.
Esquemas e dados fornecidos
PREMISSAS: (1) O volume de controle mostrado na fisura acompanhante opera em estado estacionário com Qev = wcU = 0 e efeitos desprezíveis de energia cinética e potencial.
(2) A pressão em 3 é 1 atm.
ANÁLISE: No estado estacionário, os balanços da taxa de massa dão
(1)
ar
vapor de água (2)
para cada localidade (3)
combinando eqs
(4)
Para encontrar , então
,
Substituindo valores na eq 4
Resolvendo eq 12.43
(5)
Para localizar T3, escreva um balanço da taxa de energia para o volume de controle. Com a suposição (1), isso se torna
0 = Qcv – Wcv
Ou
(6)
Com resultados do problema 12.70
Eq 6 se torna
Ou
Então, eq 5