Suponha que um resistor com resistência R esteja sobre cada aresta de um cubo (um total de 12 resistores) e que os resistores sejam conectados a través dos vértices do cubo. Calcule a resistência equivalente entre dois vértices opostos ao longo da diagonal do cubo (pontos a e b indicados na Figura 26.84).

Passo 1

Questão bem clássica dentro da engenharia, pessoal! Vamos lá! Assumiremos uma tensão V aplicada entre os pontos a e b e consideremos as correntes que fluem por cada ramo entre a e b . As correntes são mostradas abaixo:

Passo 2

Para isso, seja a corrente I entrando em a e saindo em b . A queda de tensão de um ponto outro é:

Que deve ser a mesma de:

Logo,

Resposta

R e q = 5 6 R

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

64- ( a ) Calcule a corrente que passa em cada resistor e na bateria do circuito indicado na Figura 26.68 ( b ) Qual é a resistência equivalente do circuito?
67- No circuito indicado na Figura 26.71 , a corrente que passa pela bateria de 12.0V é medida em 70.6m A no sentido indicado. Qual é a voltagem nos terminais V a b da bateria de 24.0V ?
68- No circuito indicado na Figura 26.72 , todos os resistores são classificados a uma potência máxima de 1.0W . Qual é a fem ϵ máxima que a bateria pode ter, sem queimar nenhum resistor?
63- Calcule a corrente que passa em cada um dos três resistores indicados na Figura 26.67 . Cada fonte de f e m possui resistência interna desprezível;.
59- Caso um ohmímetro seja conectado entre os pontos a e b em cada circuito indicado na Figura 26.63 , qual será a sua leitura?