Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 3- Ed: 12º - Capítulo 26.Problemas - Ex. 59
59- Caso um ohmímetro seja conectado entre os pontos e em cada circuito indicado na Figura , qual será a sua leitura?
Passo 1
Não teremos uma leitura de resistência de na letra e de na letra , pois além desses resistores tem todo o circuito em volta dele saca? Para ficar claro vamos redesenhar a letra e ir com calma.
Pois toda a parte esquerda do circuito tem tensão igual a e a direita igual a , então o circuito pode ser redesenhado da forma acima.
Onde os resistores de e de estão em paralelo e terão uma resistência equivalente de:
E a linha tem o mesmo potencial elétrico, durante todo o seu comprimento, portanto os resistores de e de estão em paralelo (conectado entre os pontos e ) e os resistores de e de também estão em paralelo (conectados entre os pontos e ). Nos dando resistências iguais a:
E
Passo 2
Então o circuito fica da seguinte forma:
Podemos ver que as resistências de e de estão em série e a equivalência entre eles está em paralelo com o resistor de , então a resistência equivalente entre e será:
Passo 3
Aplicando mais ou menos o mesmo raciocínio na letra nós teremos o seguinte desenho redesenhado:
Bem, esse circuito não dá para fazer muito milagre, mas anotando os pontos que tem mesmo potencial podemos ver que o resistor de e de estão em paralelo pois estão ligados em e em e valem:
O que deixa nosso circuito da seguinte forma:
E com isso vemos que o resistor de está em paralelo com os resistores em série de e de e que nos dará um resistor equivalente de:
Passo 4
Então o circuito equivalente fica como:
Então note que os resistores de e de estão em série formando uma linha que vai de até e será um resistor equivalente de e esse resistor equivalente (que está conectado entre e )está em paralelo com o resistor de e que dará um resistor equivalente entre e igual a: