Passo 1

Dependendo da direção do fio, o campo magnético devido à sua corrente (desde que este campo seja uma fração grande o suficiente do campo magnético da Terra) irá adicionar ou subtrair do campo da Terra e mover a bússola sobre o solo nas proximidades do fio indicará a direção atual.

Aplique a lei de Ampère a um círculo de raio r e concêntrico com o centro do fio:

oint_C vec B * d vec l = B_f i o ( 2 pi r ) = mu_0 I_C = mu_0 I

Resolva B para obter:

B_f i o = (mu_0 I)/(2 pi r)

Substitua valores numéricos e avalie B_c a b o :

B_w i r e = ((4 pi xx 10^(- 7) N // A^2) ( 50 A ))/(2 pi ( 2.0 m )) = 0.0500 G

Passo 2

Expresse a proporção de B_c a b o , para B_f o r ç a :

(B_c a b o)/(B_t e r r a) = (0.05 G)/(0.7 G) tildetilde 7 %

Assim, o campo do transporte de corrente do cabo deve ser detectável com uma boa bússola.

Se o cabo corre em uma direção diferente de leste-oeste. seu campo magnético está em uma direção diferente da Terra, e girando a bússola deve-se causar uma mudança na direção da agulha da bússola.

Se o cabo segue leste-oeste, seu campo magnético está na direção norte-sul e assim, adiciona ou subtrai do campo da Terra, dependendo da direção da corrente e localização da bússola. Se o campo magnético estiver voltado para o norte, os dois campos se somam e o campo resultante é mais forte. Se perturbado, a agulha da bússola oscilará sobre sua posição de equilíbrio. Quanto mais forte o campo, maior a frequência de oscilação. Movendo-se de um lugar para outro e perturbando sistematicamente a agulha, deve-se ser capaz de detectar uma mudança na frequência e, portanto, uma mudança na força do campo magnético.

Resposta

Ver explicação

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados