Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 1- Ed: 10º - Capítulo 7.Exercícios - Ex. 28
Um trabalhador aplica uma força horizontal para empurrar uma caixa de 30 kg até o depósito de carga de um armazém. O coeficiente de atrito cinético entre a caixa e o solo é igual a 0, 2. O depósito está a uma distância de 15 m a sudoeste da posição inicial da caixa.
(a) A caixa é empurrada 10, 6 m do leste para oeste. Qual é o trabalho total realizado pela força de atrito durante esse deslocamento?
(b) Se a caixa fosse empurrada diretamente em linha reta de modo que ela percorresse 15 m ao longo da direção sudoeste, qual seria o trabalho realizado pela força de atrito durante esse deslocamento?
(c) Faça um esboço das trajetórias seguidas pela caixa nos itens a e b. Com base em suas respostas dos itens a e b, você pode dizer se a força de atrito é conservativa ou não conservativa? Explique
Passo 1
Beleza pessoal?! Espero que esteja tudo bem com meu os herdeiros de Newton. Vamos dar início a mais uma resolução com o padrão de qualidade do Responde aí, então pegue seu lápis, caderno e café e vamos nessa!!!
O trabalho é calculado de acordo com a seguinte equação: O trabalho é definido como o produto escalar da força pelo vetor deslocamento.
O trabalho da força de atrito é sempre negativo, porque a força é sempre oposta à direção do movimento do corpo (exceto em casos especiais).
Passo 2
- O trabalho da força de atrito ao longo das trajetórias 1 e 2 como visto na figura abaixo:
- Trabalhe ao longo da estrada total 15 m.
- A força de atrito é uma força não conservativa porque vemos que o trabalho dessa força depende da trajetória ao longo da qual ela se move.
O trabalho total ao longo do caminho s1 e s2 é:
Passo 3
Resposta
- -1248 J
- -883 J