Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 1- Ed: 10º - Capítulo 7.Exercícios - Ex. 20
Considere o cavaleiro do Exemplo 7.8 (seção 7.3) e a Figura 7.12. Como no exemplo, o cavaleiro é libertado a partir do repouso quando a mola está esticada em 0,100 m. Agora, porém, o ar não circula mais, de modo que surge uma força de atrito que atua sobre o cavaleiro. a)Se o coeficiente de atrito cinético entre o trilho e o cavaleiro é , qual é a velocidade do cavaleiro quando ele percorreu 0,020 m de modo que x = 0,080 m? b) Se , qual é a velocidade do cavaleiro quando ele percorreu 0,100 m, de modo que x = 0? c) Qual deveria ser o valor de para que o cavaleiro atingisse a posição x = 0 com velocidade zero?
Passo 1
Beleza pessoal?! Espero que esteja tudo bem com meu os herdeiros de Newton. Vamos dar início a mais uma resolução com o padrão de qualidade do Responde aí, então pegue seu lápis, caderno e café e vamos nessa!!!
Nesta tarefa, é necessário calcular a velocidade do planador após ele ter sido desligado. Uma vez extinto, a força de atrito não é desprezível, por isso devemos levá-la em consideração. Vamos começar com a lei da conservação da energia:
K1 representa a energia cinética no tempo 1, U1 representa a energia potencial no tempo 1 enquanto W representa o trabalho realizado por uma força externa ou força de atrito. K2 representa a energia cinética no tempo 2, U2 representa a energia potencial no tempo 2.
Passo 2
b)Vamos calcular a velocidade quando o planador retorna ao seu estado inicial:
Passo 3
c) Devemos encontrar o fator de atrito se a velocidade do planador for zero quando eles chegarem à origem.