Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 8.1 - Ex. 99
Um vagão ferroviário de brinquedo, de , viajando a , engata em outro vagão, de , que está inicialmente em repouso. Qual é a rapidez dos carros imediatamente após o engate? Determine as energias cinéticas do sistema de dois vagões antes e depois da colisão.
Passo 1
a) Oláaa, cê tá bem?
Então, temos aqui um objeto batendo em outro, e a partir daí andando juntos, mostrando uma colisão inelástica. Vamos anotar os dados.
A massa do vagão 1 é e a do 2 é . As velocidades iniciais deles são
Isso porque o vagão 2 está inicialmente em repouso. E o que ele pede é a rapidez dos carros depois da colisão. Como eles ficam juntos depois da colisão, a velocidade final deles é igual.
E o enunciado quer saber quem é .
Aqui te dou a dica master: falou de colisão, pensa em conservação da quantidade de movimento. É isso que vamos usar para achar . Bora lá!
Passo 2
Cara, a quantidade de movimento de um objeto é dada por . A conservação dessa quantidade diz que
Ou seja, a quantidade de movimento é igual antes e depois da colisão. Antes da colisão, a quantidade de movimento vai ser dada pelo único objeto em movimento, o vagão 1:
Já depois da colisão, temos os dois objetos juntos se movendo com velocidade . Então é o mesmo que dizer que temos um objeto com massa e velocidade . Assim a quantidade de movimento final fica:
Substituindo essas coisas na equação da conservação:
Isolando quem a gente quer:
Substituindo valores numéricos:
Passo 3
b) Cara, determinar a energia cinética do sistema é calcular a energia cinética de cada corpo em movimento num dado instante e somar.
Para o instante antes da colisão, a energia cinética é a energia do vagão 1, que é o único em movimento. A energia cinética é dada por
Então para o vagão 1, inicialmente, temos:
O vagão 2 não influencia aqui porque ele está inicialmente em repouso, ou seja, tem energia cinética inicial nula.
Passo 4
Agora no instante depois da colisão, temos os dois objetos se movendo com velocidade . Vimos que isso é como um objeto de massa se movendo com velocidade . Então a energia cinética fica:
Resposta
- , .